SERVIÇO SOCIAL COM ÊNFASE EM SAÚDE COLETIVA

Este curso propiciará ao Assistente Social o respeito às pessoas em suas diferenças e potencialidades. Esse profissional desenvolverá postura adequada e capacidade crítica-reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, sempre levando em conta o Código de Ética Profissional, o qual estabelece o compromisso com a Liberdade, a Justiça e a Democracia. Além disso, o curso ampliará as habilidades para comunicação e expressão oral-escrita: aptidão de negociação e articulação política para proceder a encaminhamentos técnico-operacionais e administrativos; sensibilidade no trato com as pessoas; conhecimento teórico; e, capacidade para mobilização e organização.

Disciplinas:

 

  • Globalização, Reestruturação Produtiva e Serviço Social (30h = 2 cr)
  • Políticas e Modelos de Saúde (30h = 2 cr)
  • Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos na Construção da Identidade Social da Profissão de Serviço Social (30h = 2cr)
  • Promoção da Saúde com Ênfase em Saúde Coletiva (30h = 2 cr)
  • Metodologia da Pesquisa Científica (30h = 2 cr)
  • Planejamento Estratégico e Gestão de Serviços (30h = 2 cr)
  • Vigilância Epidemiológica (30h = 2 cr)
  • Vigilância Sanitária com Ênfase em Saúde Coletiva (30h = 2 cr)
  • Administração dos Serviços de Saúde (30h = 2 cr)
  • TCC (90h = 6cr)

 

Objetivo:

 

Promover aperfeiçoamento em Serviço Social com ênfase em Saúde Coletiva;

Desenvolver o conhecimento nos contextos: social, técnico-operacional e administrativo;

Proporcionar estudo e análise de diversas técnicas instrumentais científicas e multidisciplinares, utilizadas em organizações na área de saúde.

Público-alvo:

Profissionais graduados em Serviço Social que atuam ou pretendem atuar em organizações na área da saúde.

Justificativa

Este curso propiciará ao Assistente Social o respeito às pessoas em suas diferenças e potencialidades. Esse profissional desenvolverá postura adequada e capacidade crítica-reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, sempre levando em conta o Código de Ética Profissional, o qual estabelece o compromisso com a Liberdade, a Justiça e a Democracia. Além disso, o curso ampliará as habilidades para comunicação e expressão oral-escrita: aptidão de negociação e articulação política para proceder a encaminhamentos técnico-operacionais e administrativos; sensibilidade no trato com as pessoas; conhecimento teórico; e, capacidade para mobilização e organização. Considerando que o Assistente Social trabalha na intervenção junto aos indivíduos e com grupos sociais, ele necessita manter harmonia e sintonia com uma equipe multiprofissional em seus vários níveis hierárquicos de uma organização. O curso, portanto, é fundamental para o profissional Assistente Social que trabalha e deseja reconstruir seus conhecimentos, pois este profissional obterá conhecimentos amplos, precisos, adequados e suficientes para participar na solução de possíveis irregularidades, negligências e injustiças.