PSICOMOTRICIDADE

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. É conceituada como uma ação de finalidade pedagógica e psicológica a utilizar os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo. Há quem defina a psicomotricidade como uma ciência que estuda o indivíduo por meio de seu movimento e a interação social.

A psicomotricidade é importante para que a criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como o ato de se mover pode ser determinante na educação infantil.

Disciplinas:
  • Fundamentos da Psicomotricidade (25h)
  • Psicomotricidade e aspectos psicomotores (25h)
  •  Ateliê: dinâmica de grupo – criança (15h)
  • O desenvolvimento psicomotor da criança (25h)
  • A prática psicomotora – abordagens e intervenção (25h)
  • Análise do desenho (25h)
  • Ateliê – dinâmica de grupo – adulto/família (15h)
  • Psicomotricidade e Psicopedagogia: olhares e relações (25h)
  • Metodologia do trabalho científico (25h)
  • Ateliê: dinâmica em grupo adolescente (15h)
  • Corpo, subjetividade e a construção do Psicomotricista (25h)
  • Introdução a psicopatologia na infância (25h)
  • Psicomotricidade na primeira infância: importância da estimulação (25h)
  • Estágio (três meses de estágio escolar de duas horas semanais com supervisão presencial uma vez ao mês) (65h)
  • TCC (90h)
Objetivo:

Formar profissionais na área de conhecimento da psicomotricidade;

Capacitar no âmbito da Psicomotricidade educacional;

Articular as dimensões da corporeidade no processo de aprendizagem e subjetivação do sujeito.

Público-alvo:

Profissionais graduados nas áreas de Educação e Saúde, tais como: psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, professores de educação física e profissionais de áreas afins.

Justificativa

A ligação corpo+mente+espírito vem sendo muito discutida pelos grandes estudiosos da educação contemporânea, a partir de novas abordagens teóricas sobre o desenvolvimento e aprendizagem, bem como pelas inúmeras pesquisas sobre o peso dos fatores intra escolares na determinação do fracasso escolar. Apesar disso, o corpo permanece sendo o princípio de toda a aprendizagem, o centro das ações, desde o nascimento até o fim do ciclo vital. Por isso, a qualidade da aquisição de conhecimentos dependerá da qualidade da relação estabelecida entre o indivíduo com o meio, por meio de seu corpo. Este curso, portanto, torna-se importante porque a Psicomotricidade pesa consideravelmente sobre o rendimento escolar, emocional e corporal do sujeito. Para tanto, esse curso trabalha conteúdos psíquicos que podem ser utilizados tanto como instrumentos facilitadores da compreensão dos diferentes comprometimentos apresentados pelos estudantes, bem como no processo de atendimento clínico Psicomotricista. Ademais, o curso suscita propostas inclusivas que visem à integração e sensibilização de grupos de pais e/ou de professores, na Clínica de Reeducação, Terapia, Consultoria e Supervisão em Psicomotricidade.