PRÁTICAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Emerge, portanto, a necessidade de formar profissionais que garantam padrões de qualidade para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem durante a infância. É também uma garantia da LDB, o zelo pela aprendizagem integral dos alunos na fase infantil da vida, por isso, o curso visa refletir sobre o compromisso profissional e ético do educador na sociedade contemporânea.

Objetivos:
Propiciar uma formação contínua no âmbito da Educação Infantil, aperfeiçoando o fazer pedagógico por meio do uso de diversos conteúdos, métodos e técnicas;
Construir um conjunto de competências e habilidades para atuação no ensino-aprendizagem na Educação Infantil;
Operacionalizar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, adequando-a a realidade da sociedade contemporânea.

Público-alvo:
Professores, Coordenadores, Diretores e profissionais de educação, que atuam ou desejam atuar em creches e pré-escolas.

Disciplinas:
Infância e Educação: Concepção, História e Políticas Públicas (30h = 2 cr)
Fundamentos neurológicos da criança em desenvolvimento (30h = 2 cr)
Desenvolvimento sócio-afetivo (30h = 2 cr)
Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil (30h = 2 cr)
Processos do raciocínio Lógico-matemático (30h = 2 cr)
Práticas do cotidiano da Educação Infantil (30h = 5 cr)
Ludicidade e Psicomotricidade: Artes, Jogos e Recreação (30h = 2 cr)
Ludicidade e Contação de histórias (30h = 2 cr)
Metodologia da pesquisa Científica (30h = 2 cr)
TCC (90h = 6 cr)