PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

O processo de alfabetização é um dos mais importantes e complexos da vida escolar e social de um indivíduo, pois através do aprendizado da leitura e da escrita adquire-se condições para interagir com diferentes espaços e situações. O papel do educador nesta construção é essencial, assim, o curso abrirá novos horizontes ao profissional que deseja conhecer e atuar nesta área. A cultura da escrita colaborou para o desenvolvimento de diversas metodologias e estratégias de alfabetização, conhecê-las é o primeiro passo para a tomada de decisões conscientes, necessárias a cada intervenção. O curso visa contribuir para a construção da identidade do professor alfabetizador. Através do movimento de reflexão-ação-reflexão, estudaremos teorias, confrontando-as com situações práticas, auxiliando o profissional a conhecer e decidir sobre as estratégias adequadas a cada estudante em diferentes contextos.

Objetivo:

O curso visa Promover reflexões acerca do letramento e da prática pedagógica alfabetizadora considerando a diversidade presente nas salas de aula da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, capacitando profissionais para o planejamento de intervenções didáticas adequadas às necessidades de aprendizagem.

Público-alvo:

Licenciados, professores, pedagogos, coordenadores, gestores, psicólogos e demais interessados na área.

Disciplinas:
  • Módulo 1 – Linguagem oral e escrita (40h)
  • Modulo 2 – Conceitos, métodos e concepções de alfabetização e letramento (60h)
  • Modulo 3 – Práticas pedagógicas alfabetizadoras (60h)
  • Módulo 4 – Ludicidade e contação de história (40h)
  • Módulo 5 – Produção Textual (60h)
  • Módulo 6 – Metodologia da Pesquisa Científica (40h)
  • TCC (90h)