NEUROPEDAGOGIA

O especialista em neuropedagogia trabalha com questões da aprendizagem relacionada à neurociência. Oferece os fundamentos teóricos sobre o desenvolvimento nervoso e as várias etapas de aquisição de habilidades sensoriais, cognitivas, emocionais e psicológicas, necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem. Na contemporaneidade, é necessário o estudo das bases epistemológicas da aprendizagem com ênfase nos processos biológicos da neuroaprendizagem e na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos sobre os processos ensino-aprendizagem.

Disciplinas:
  • Sistema Nervoso e cérebro: Anatomia e funcionalidade (30h = 2 cr)
  • Fundamentos Neurológicos da Aprendizagem (30h = 2 cr)
  • Neurociência, Cognição e Aprendizagem (30h = 2 cr)
  • Neuropedagogia: Processos da Leitura, da Escrita e do Raciocínio Lógico-Matemático (30h = 2 cr)
  • Processos de Aprendizagem e os transtornos neurológicos da aprendizagem (60h = 2 cr)
  • Intervenção pedagógica e transtornos neurológicos (60h = 2 cr)
  • Metodologia da Pesquisa Científica (30h = 2 cr)
  • TCC (90h = 6 cr)
Objetivo:

Qualificar para atuação na área educação; Fornecer ferramentas da Neurociência no campo pedagógico;Discutir as dificuldades de aprendizagens relacionadas ao neurociência; Realizar intervenções neuropedagógicas em sujeitos, projetos pedagógicos ou metodologias, no âmbito educacional.

Público-alvo:

Professores, educadores, psicólogos e pedagogos, aposentados ou profissionais que desejam trabalhar com o ensino de crianças e adolescentes.