METODOLOGIA DO ENS. DA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

Na escola, o professor de português deve ser o indivíduo-referência do idioma. No entanto, a licenciatura não o prepara para ocupar tal posição no âmbito escolar. No Brasil, ao docente de Língua Portuguesa, é atribuída à responsabilidade para idealizar as aulas e atividades relativas à linguagem, orientar os estudantes com respeito ao aprendizado, bem como a ter gosto por ler, escrever, imaginar e pensar livremente. Desse modo, o curso proposto busca capacitar os professores para terem uma visão conjunta da língua portuguesa; e, aos críticos literários fornece ferramentas que possibilitam tanto uma avaliação imparcial, justa e ética, como a construção de um parecer ou um argumento primoroso sobre um ensaio literário. É um curso que contempla os anseios tanto daqueles que se apaixonaram pela ficção e pretende lecionar, quanto daqueles que são pedagogos e necessitam de uma formação sólida,
consistente, completa e multidisciplinar para os seus afazeres.

Objetivos:

  • Instrumentalizar o professor de língua portuguesa, proporcionando subsídios relacionados a prática docente: currículo, metodologia e avaliação.
  • Capacitar criticamente para idealização, análise e orientação para a produção de textos pelos alunos.
  • Fornecer ferramentas, exercícios, argumentos e mecanismos lógicos para efetivação da atuação profissional como docente e/ou crítico literário;
  • Fornecer um conjunto de elementos teóricos adequados e aplicáveis à lida com textos e narrativas.

Público-alvo:
O curso é destinado a professores da educação formal, do ensino superior, professores didatas de Biodança, educadores sociais, facilitadores de biodança, responsáveis por recursos humanos de empresas e estudantes de graduação que estejam em fase de conclusão de curso.

Disciplinas:

Metodologia da Pesquisa Científica (40h = 5cr)
Currículo, didática e avaliação em Língua portuguesa (40h = 5cr)
Teoria e ensino da Literatura (40h = 2 cr)
Análise do Discurso: contribuições para o ensino (40h = 2 cr)
Hermenêutica de Textos (40h = 2 cr)
Semiótica da Comunicação (40h = 2 cr)
Gramática I e II (80h = 4 cr)
Fonologia, Fonética e Morfologia do Português (40h = 2 cr)
Pensamento Crítico e o ensino da produção de texto (40h = 2 cr)
Teorias da aprendizagem (40h = 2 cr)
Laboratório de Ficção e de Entretenimento (40h = 2 cr)
TCC (90h = 6 cr)

Total: 570h