METODOLOGIA DO ENS. DA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

O especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura desenvolve saberes e fazeres pertinentes à docência dos respectivos conteúdos para o Ensino Fundamental e Médio. O objetivo do curso é desenvolver competências e habilidades para a docência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e Médio. Ampliar as referências metodológicas para ensino de literatura, leitura, produção e avaliação de textos, junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Disciplinas:
  • Metodologia da Pesquisa Científica (40h = 5cr)
  • Currículo, didática e avaliação em Língua portuguesa (40h = 5cr)
  • Teoria e ensino da Literatura (40h = 2 cr)
  • Análise do Discurso: contribuições para o ensino (40h = 2 cr)
  • Hermenêutica de Textos (40h = 2 cr)
  • Semiótica da Comunicação (40h = 2 cr)
  • Gramática I e II (80h = 4 cr)
  • Fonologia, Fonética e Morfologia do Português (40h = 2 cr)
  • Pensamento Crítico e o ensino da produção de texto (40h = 2 cr)
  • Teorias da aprendizagem (40h = 2 cr)
  • Laboratório de Ficção e de Entretenimento (40h = 2 cr)
  • TCC (90h = 6 cr)
Objetivo:

 Instrumentalizar o professor de língua portuguesa, proporcionando subsídios relacionados a prática docente: currículo, metodologia e avaliação.

 Capacitar criticamente para idealização, análise e orientação para a produção de textos pelos alunos.

 Fornecer ferramentas, exercícios, argumentos e mecanismos lógicos para efetivação da atuação profissional como docente e/ou crítico literário;

 Fornecer um conjunto de elementos teóricos adequados e aplicáveis à lida com textos e narrativas.

Público-alvo:

Licenciados em Letras ou áreas afins.

Justificativa

Na escola, o professor de português deve ser o indivíduo-referência do idioma. No entanto, a licenciatura não o prepara para ocupar tal posição no âmbito escolar. No Brasil, ao docente de Língua Portuguesa, é atribuída à responsabilidade para idealizar as aulas e atividades relativas à linguagem, orientar os estudantes com respeito ao aprendizado, bem como a ter gosto por ler, escrever, imaginar e pensar livremente. Desse modo, o curso proposto busca capacitar os professores para terem uma visão conjunta da língua portuguesa; e, aos críticos literários fornece ferramentas que possibilitam tanto uma avaliação imparcial, justa e ética, como a construção de um parecer ou um argumento primoroso sobre um ensaio literário. É um curso que contempla os anseios tanto daqueles que se apaixonaram pela ficção e pretende lecionar, quanto daqueles que são pedagogos e necessitam de uma formação sólida, consistente, completa e multidisciplinar para os seus afazeres.