GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

As universidades são, às vezes, criticadas por empresários ou líderes de grupos por não produzirem profissionais que atendam às expectativas do mercado de trabalho. Tal discrepância vem sendo sentida há muitos anos, em várias instituições educacionais e em uma infinidade de áreas do conhecimento. A indústria está sempre reclamando que os profissionais não chegam preparados tecnicamente, possuem muita teoria, mas pouca aplicabilidade. O que falta, em verdade, é um curso que tenha o propósito de unir a tríade: teoria, técnica e prática.
Pensando nessas questões, o curso busca preparar o sujeito, nessa tríade, revendo algumas teorias na perspectiva do empresário e das necessidades do mundo do trabalho, mas, ao mesmo tempo, alia o significado, o conteúdo e a maturidade oriundos da academia.
O curso oferece teorias, técnicas e práticas que envolvem o labor com os negócios. O sujeito aprende a conceber, escrever e viabilizar projetos, a usar a sua criatividade produtivamente, e a tornar-se um ser mais humano, mais justo e mais ético. Após o curso, o especialista deverá ser capaz de: organizar sua experiência como gestor de um negócio; saber formar e estimular grupos empreendedores; estimular parceira com pessoas comprometidas e empreendedoras; e saber idealizar, avaliar e concretizar um plano de captação de recursos.

Objetivos:
Promover formação para a leitura da realidade de um negócio e de um ambiente;
Auxiliar na idealização, planejamento, instauração e gerenciamento de um negócio;
Construir possibilidades, oportunidades ou visualizações de cenários para vencer crises ou um ciclo;
Organizar, gerenciar ou transformar um negócio capaz de sustentar valores e princípios de inovação e superação

Público-alvo:
Graduados em Economia, Administração, Contabilidade e Direito, profissionais do comércio, da indústria ou dos serviços (chefes, executivos, gerentes e diretores), e os demais que anseiam ascender na carreira, gerir ou empreender um negócio.

Disciplinas:
Formação de preços e de custos (40h = 2 cr)
Organização de sistemas de informações (40h = 2 cr)
Gestão com Pessoas (40h = 2 cr)
Direito empresarial: tributário, trabalhista e do consumidor (40h = 2 cr)
Comércio e Política Internacional (40h = 2 cr)
Gestão estratégica do marketing e Vantagens Competitivas (40h = 2 cr)
Logística e cadeias produtivas (40h = 2 cr)
Metodologia da pesquisa científica (40h = 2 cr)
Contabilidade gerencial e financeira (40h = 2 cr)
Gestão Ambiental Corporativa (40h = 2 cr)
Empreendedorismo e Consultoria Empresarial (40h = 2 cr)
Plano de Negócios (40h = 2 cr)
TCC (90h = 6 cr)