GESTÃO, COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

O curso GESTÃO, COORDENAÇÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL propicia técnicas, métodos e princípios articulados que embasam os profissionais para a construção de argumentações, relatórios e diagnósticos, elementos imprescindíveis para os que desejam atuar em gestão. No entanto, a proposta do curso não se limita apenas a essa área, por isso, busca englobar aspectos teóricos, filosóficos e práticos que são atrelados a um curso moderno, talhado para pessoas inteligentes, ambiciosas e que precisem estar no rol dos que tomam decisão, planejam e criam as estratégias na sociedade globalizada.

Disciplinas:
  • Metodologia da Pesquisa Científica (40h = 2 cr)
  • Antropologia Filosófica (40h = 2 cr)
  • Ética, Relações Humanas e Clima Organizacional (40h = 2 cr)
  • Educação Transformadora: currículo e avaliação (40h = 2 cr)
  • Projeto Administrativo e Pedagógico (40h = 2 cr)
  • Organização e Gestão do Ensino (80h = 5cr)
  • Orientação Educacional (40h = 2 cr)
  • Coordenação Escolar (80h = 5 cr)
  • Legislação e Organização do Ensino (40h = 2 cr)
  • Administração Escolar (40h = 2 cr)
  • TCC (90h = 6 cr)
Objetivo:

Formar para atuação profissional em instituições de ensino;

Promover aperfeiçoamento para o trabalho com pessoas, recursos, processos e sistemas;

Oferecer um conjunto de ferramentas de planejamento, organização e gestão;

Confeccionar proposta curricular e de avaliação das instituições educativas;

Elaborar e/ou avaliar projetos administrativos e pedagógicos em instituições educacionais.

Público-alvo:

Gestores e coordenadores educacionais, bem como aqueles que almejam atuar como líderes em espaços educacionais.

Justificativa

O processo de ensino-aprendizagem em uma instituição educacional transcende a relação professor-aluno-método, pois esse lugar funciona de modo sinergético, multidisciplinar, multifacetado, o que acarreta múltiplas dimensões da práxis acadêmica. O funcionamento adequado de um espaço educativo requer gestores, coordenadores e supervisores que enfrentem e/ou solucionem os problemas que emergem nesse lugar.
As unidades educacionais precisam de profissionais especializados que saibam trabalhar com pessoas, recursos, processos, sistemas e conteúdos. Por isso, este curso tem como propósito formar/aprimorar profissionais para atuarem como gestores administrativos e pedagógicos, ou seja, líderes.
O curso propicia técnicas, métodos e princípios articulados que embasam os profissionais para a construção de argumentações, relatórios e diagnósticos, elementos imprescindíveis para os que desejam atuar em gestão. No entanto, a proposta do curso não se limita apenas a essa área, por isso, busca englobar aspectos teóricos, filosóficos e práticos que são atrelados a um curso moderno, talhado para pessoas inteligentes, ambiciosas e que precisem estar no rol dos que tomam decisão, planejam e criam as estratégias na sociedade globalizada.