ENSINO DE GEOGRAFIA E DIVERSAS LINGUAGENS

O curso Ensino de Geografia e Diversas Linguagens visa oferecer ao professor/participante a oportunidade de repensar a prática pedagógica, não apenas nas questões referentes ao conteúdo das informações da área, mas também ao destacado papel que a Geografia ocupa no ensino como instrumento de entendimento da realidade a partir da abordagem de conteúdos, conceitos e temas geográficos e o uso didático das diversas linguagens. O programa tem como objetivo o desenvolvimento de práticas pedagógicas que permitam reconhecer a capacidade do discurso geográfico de desvendar a territorialidade da dinâmica social e dos demais elementos da natureza, formando professores capacitados para a elaboração de um discurso atualizado para o ensino superior. Em cada disciplina, as aulas possibilitam a atualização e articulação do conteúdo, bem como sua aplicabilidade em sala de aula, no que concerne ao o ensino de Geografia no contexto da educação escolar/Educação Básica e as interfaces com as diversas linguagens.

Disciplinas:
  • Educação, Ciência Geográfica e Contemporaneidade (30h)
  • Didática da Geografia e Formação do Professor(60h)
  • Linguagem Cartográfica e Geografia Escolar (30h)
  • Literatura, Cinematográfica e Música na Geografia Escolar (30h)
  • Metodologia da Pesquisa Científica (30h)
  • Geografia: o Rural e o Urbano e suas representações no livro didático (30h)
  • Ensino de Geografia Física em imagens (30h)
  • Geografia, humanidades e Culturas (30h)
  • Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (90h)
Objetivo:

Abordar temáticas e temas da Geografia através do uso de diversas linguagens;
Promover estudos e pesquisas sobre o ensino de Geografia com a utilização de diversas linguagens;
Promover atualização e qualificação profissional do profissional docente, tendo em vista a sua prática pedagógica no cotidiano escolar;
Contribuir com a formação continuada de professores que atuam na Educação Básica;
Possibilitar o desenvolvimento e a difusão de metodologias de ensino e materiais didáticos;
Compreender as conexões entre os fundamentos teórico-metodológicos da Ciência Geográfica e as práticas de ensino de Geografia;
Analisar o papel das diferentes fontes de informação e linguagens na prática docente em Geografia;
Discutir as contribuições do uso de diferentes linguagens no ensino de Geografia;
Refletir sobre o ensino de Geografia e a construção de conceitos, conteúdos e temas geográficos.

Público-alvo:

Licenciados e bacharéis em Geografia ou áreas afins, pedagogos, coordenadores pedagógicos e professores em geral.