INOVAÇÃO E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

A METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR é necessária para a formação de um bom professor, para sua aplicação em sala de aula, para o entendimento do aluno e para o rico conhecimento que ambos adquirirão. Não basta somente o educador ter domínio da disciplina a ser lecionada, mas que também necessita ter didática para transmitir seus conhecimentos de forma clara e sucinta para o bom aprendizado do aluno.

Disciplinas:
  • Legislação da Educação no Brasil (30h)
  • Metodologias Ativas e Docência Superior  (30h)
  • Paradigmas do Mundo Contemporâneo  (30h)
  • Currículo e avaliação  (30h)
  • Teorias da Educação e Aprendizagem (30h)
  • Tutoria e Educação à Distância (30h)
  • Sociologia Política (30h)
  • Metodologia e Didática do Ensino Superior (60h)
  • Metodologia da Pesquisa Científica (60h)
  • TCC(90h)

    Total: 420h

Objetivo:

Habilitar para o ensino eficiente no Nível Superior, utilizando conteúdos, métodos e técnicas;

Oferecer atualização e capacitação para a prática pedagógica, desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem de forma moderna e adequada à realidade;

Propiciar um conjunto de habilidades e competências que capacitem para o ensino de variadas disciplinas;

Refletir sobre os aspectos éticos e estéticos: o ser humano, o processo de construção dos sujeitos, da cultura, das identidades e dos valores.

Justificativa

Com a recente expansão do ensino superior privado no Brasil, as instituições de ensino buscam professores experientes e atualizados e, ao mesmo tempo, novos professores entusiasmados e enérgicos na arte de lecionar. Há, portanto, o seguinte cenário: de um lado, profissionais que almejam adentrar no mercado de trabalho, mas que não tem experiência ampla da cultura de ensino e de um sólido embasamento didático, e de outro, os que possuem experiência prática, uma vez que adquiriram um largo conhecimento, mas estão desatualizados quanto às exigências atuais da Educação Superior.

No intuito de solucionar este paradoxo, o curso objetiva atender a estes dois perfis de profissionais da educação. Aos que já atuam no mercado trabalho, o curso fornece atualização e aprendizagem de novas táticas, métodos e modos de ensinar; e, aos que desejam adentrar nesse mercado, a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas aprendidas. Portanto, o curso torna-se fundamental porque propicia embasamento a quem não tem e reaviva a de quem simplesmente aprendeu pela vivência, além disso, dá ao participante um sólido conhecimento das teorias, dos saberes e dos paradigmas que estão em vigor.