INOVAÇÃO E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
A METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR é necessária para a formação de um bom professor, para sua aplicação em sala de aula, para o entendimento do aluno e para o rico conhecimento que ambos adquirirão. Não basta somente o educador ter domínio da disciplina a ser lecionada, mas que também necessita ter didática para transmitir seus conhecimentos de forma clara e sucinta para o bom aprendizado do aluno.
Disciplinas:
- Legislação da Educação no Brasil (30h)
- Metodologias Ativas e Docência Superior (30h)
- Paradigmas do Mundo Contemporâneo (30h)
- Currículo e avaliação (30h)
- Teorias da Educação e Aprendizagem (30h)
- Tutoria e Educação à Distância (30h)
- Sociologia Política (30h)
- Metodologia e Didática do Ensino Superior (60h)
- Metodologia da Pesquisa Científica (60h)
- TCC(90h)
Total: 420h
Objetivo:
Habilitar para o ensino eficiente no Nível Superior, utilizando conteúdos, métodos e técnicas;
Oferecer atualização e capacitação para a prática pedagógica, desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem de forma moderna e adequada à realidade;
Propiciar um conjunto de habilidades e competências que capacitem para o ensino de variadas disciplinas;
Refletir sobre os aspectos éticos e estéticos: o ser humano, o processo de construção dos sujeitos, da cultura, das identidades e dos valores.
Justificativa
Com a recente expansão do ensino superior privado no Brasil, as instituições de ensino buscam professores experientes e atualizados e, ao mesmo tempo, novos professores entusiasmados e enérgicos na arte de lecionar. Há, portanto, o seguinte cenário: de um lado, profissionais que almejam adentrar no mercado de trabalho, mas que não tem experiência ampla da cultura de ensino e de um sólido embasamento didático, e de outro, os que possuem experiência prática, uma vez que adquiriram um largo conhecimento, mas estão desatualizados quanto às exigências atuais da Educação Superior.
No intuito de solucionar este paradoxo, o curso objetiva atender a estes dois perfis de profissionais da educação. Aos que já atuam no mercado trabalho, o curso fornece atualização e aprendizagem de novas táticas, métodos e modos de ensinar; e, aos que desejam adentrar nesse mercado, a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas aprendidas. Portanto, o curso torna-se fundamental porque propicia embasamento a quem não tem e reaviva a de quem simplesmente aprendeu pela vivência, além disso, dá ao participante um sólido conhecimento das teorias, dos saberes e dos paradigmas que estão em vigor.




