Nucleo de pós-graduação Gastão Guimarães

Institucional

Gastão Clovis de Souza Guimarães, mais conhecido como Gastão Guimarães é baiano da cidade de Belmonte. Nasceu em 11 de abril de 1891, formou-se na Escola Baiana de Medicina, aos 21 anos e viveu por 40 anos em Feira de Santana, cidade onde exerceu a medicina e a Educação como sacerdócios. Como médico, dedicou-se aos mais pobres, trabalhando gratuitamente, no Hospital Dom Pedro de Alcântara, como clínico geral e cirurgião; e presidiu a Associação Baiana de Medicina.

Mas o diplomado em medicina era um amante da educação e da cultura, foi diretor da Escola Normal de Feira de Santana, na qual também lecionava Língua Portuguesa e Literatura, e ensinou no Colégio Santanópolis.

Como um grande educador, dedicou-se as artes, à literatura e ao jornalismo, sem contar com o esporte. Foi redator e colaborador de jornais, liderou seleções amadoras Feirenses de futebol e basquete. Deixou um legado de mais de 200 poemas escritos, que falam do amor, do cotidiano e da educação excludente da época.

Gastão Guimarães foi um personagem marcante na vida de Feira de Santana, sua retidão caráter, justiça e generosidade foi traduzida em seu próprio poema “EU”:

Morreu pobre, em 24 de agosto de 1954, deixando um grande legado: a fidelidade do esposo, o amor do pai, a ternura do avô, a constancia do parente e do amigo, a dedicação do médico, a cultura do mestre... o caráter do cidadão.

“Ante mim se ergue, sempre, o lúcido dilema: Ser Orgulhoso e grande, hostil e desabrido, Ou ser pequeno e bom, Leal ou despercebido, Mas, forte, vertical, sonhador sem algemas”

O Gastão Guimarães – Núcleo de Pós-graduação é um segmento da empresa Conagro Empreendimentos Ltda. Esta atua no âmbito educacional em Feira de Santana e região, desde 2005, oferecendo cursos presenciais de pós-graduação, extensão, formação e livres, nas áreas de educação, saúde, negócios, ambiental e contábil, em parceria com a Fundação Visconde de Cairu. O núcleo é um centro de ensino e aprendizagem de excelência que tem como referencial o reconhecimento acadêmico pela qualidade dos cursos oferecidos, bem como, pelo seu quadro docente composto por professores mestres, doutores e pós-doutores, visando formar a consciência social, política e ambiental do sujeito, de modo que o mesmo seja capaz de interagir de maneira crítica, criativa e consciente do seu papel profissional


Missão

Ser um espaço de educação de nível superior, orientado pelo alto padrão de qualidade da formação acadêmica, profissional e cultural, visando proporcionar, aos nossos clientes, elementos para a atuação competente no mercado de trabalho. Além de promover a cultura e a arte, acompanhando os avanços da ciência e da tecnologia, entrelaçados com a responsabilidade política, social e ambiental. 

Visão


Ser núcleo de educação e cultura referenciado em todo estado da Bahia, reconhecido pela competência, profissionalismo e parcerias idôneas.

Valores

-Ética

-Inovação: Busca contínua de novas práticas e concepções que atendam as necessidades dinâmicas da sociedade.

-Seguir a risca a legislação nacional dos órgãos Educacionais competentes – MEC/ CAPES -Valorizar do profissional docente

-Respeitar o discente

Gastão Guimarães

Rua Dr. Simões Filho, n° 18, Ponto Central,
Feira de Santana-BA – CEP: 44075-165.

Telefones:

75 3614-3064 / 3625-5709 / 8806-7078
Desenvolvido por Agencia WF | Webmail